ferrovia

23/10/2010 01:24

 

Melhorias cobradas

 

CONTINUAM OS PROBLEMAS COM A FERROVIA EM AGUDOS

 

Má conservação dos trilhos, lixo, sinalizações além do grande fluxo de pessoas que trafegam pelo local, o pátio de manobras da Ferroban, administrado pela ALL- América Latina Logística, é um perigo constante para quem faz uso diário do trecho para passar de um lado a outro da cidade. Acidentes já foram registrados no local envolvendo composição e pedestre, alguns fatais.

Moradores da Vila Professor Simões, para ir até o centro da cidade sem atravessar o pátio de manobras que corta a cidade, têm apenas três opções: os viadutos das ruas 7 de Setembro e Prefeito Dr. Antônio Condi e o existente no final da rua Fábio Leite Guimarães, com alça que liga à rua José Salmen. E algumas vezes é comum ver pessoas passando até por baixo dos vagões que ficam ali parados. À noite o perigo aumenta, por o local ser aberto e reunir condições de uso por tipos diferentes de pessoas, incluindo consumidores de drogas.

Uma empresa instalada dentro do pátio de manobras mantém constante movimento de veículos e tem um tanque de gás bem próximo dos trilhos, havendo risco de explosão provocada por fagulha.

O ex-prefeito José Carlos Octaviani, em seus primeiros dias de mandato, reuniu-se com o pessoal da Ferroban em Campinas para tentar construir uma passarela, mas até hoje não houve resposta. Alguns vereadores vivem pedindo nas sessões de câmara a construção de passarelas ou passagem de nível.

 Reportagem publicada no Jornal da Cidade, de Bauru, dá conta de que o Ministério Público Federal, através do promotor Pedro Antonio de Oliveira Machado, teria protocolado uma ação civil pública denunciando a precariedade da malha ferroviária da região de Bauru e cobrando melhorias da empresa responsável, no caso a ALL.

A empresa teria alegado já ter gastado aproximadamente R$ 2 milhões na manutenção da via.